domingo, 4 de janeiro de 2009


MANAUS - O Amazonas Film Festival, festival de filmes, promovido pela Secretaria de Cultura do Amazonas, terminou dia 13 de Novembro de 2008 com a apresentação dos nomes dos vencedores.O evento teve início com a tradicional chegada de atores e convidados.Por causa da chuva, o tapete vermelho foi estendido no hall do Teatro Amazonas, mas nem isso tirou o brilho da festa que marcou o encerramento.

Premiação

O prêmio para melhor roteiro foi para “Um rio entre nós”, de Sérgio Andrade, que depois subiu novamente no palco para receber o troféu de melhor curta 35 milímetros por “Criminosos”.

Segundo Sérgio Andrade participar do festival já é muito gratificante, mas levar o prêmio é melhor ainda. “Hoje estou me sentindo completo, não imaginava ganhar nenhum e estou saindo com dois troféus”, disse o roteirista.

Os premiados foram julgados pelo júri popular, além do time de especialistas. O prêmio “melhor curta digital” na opinião do público foi para “Vida Mansa”, de Idelfonso Teixeira.

O prêmio de “curtas Brasil” foi para “Os filhos de Sabá”, de Leonardo Costa. O grande prêmio Digital Brasil ficou com “Imparcial”, de Thelmo Corrêa. No total foram 12 premiados.

Crescimento do Estado

Para os organizadores, o evento foi positivo. E para o Secretário de Cultura do Estado, Robério Braga, esse evento só vem agregar crescimento e valor cultural a Manaus. Segundo ele, está sendo analisada a proposta para montar até o próximo ano o Curso Superior de Cinema do Estado. “Este Festival não mostra só o luxo e magia do cinema, mas também vale ressaltar todo conhecimento acadêmico que ele traz para os amantes do cinema com a realização das oficinas. Essa é a oportunidade que os simpatizantes do cinema têm de obter mais conhecimento com profissionais renomados do mundo cinematográfico. E para o próximo ano pretendemos já estar com o Curso Superior de Cinema em pleno vapor”, explicou o secretário.

Segundo Robério Braga, por meio do festival, foi possível estabelecer parceira com a Disneynature para que seja criado um selo de produção na Amazônia a partir de 2009.

A 5° edição do Amazonas Film Festival é considerada como a de maior proporção. Cerca de 400 profissionais estiveram envolvidos. O público também, pôde acompanhar, dos mais diversos locais, produções cinematrográficas sobre o meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário